Colaboração x Cooperação

No mundo da informação e do conhecimento, temos uma grande variedade de conceitos disponíveis nos mais variados lugares. Muitas vezes esses conceitos geram confusões, principalmente quando nos deparamos com termos parecidos. Assim, gostaria de apresentar a diferença entre aprendizagem colaborativa e cooperativa, tão difundidos e também confundidos no contexto da Educação a Distância (EaD).

O primeiro conceito refere-se à aprendizagem colaborativa, que está atrelada as interações realizadas por um grupo no intuito de alcançar um determinado objetivo. Esse conceito está muito presente nos cursos oferecidos na modalidade à distância, onde a troca de informações e interações ocorre de maneira síncrona e assíncrona. É importante reforçar que dependendo da metodologia e estrutura do curso, essa aprendizagem colaborativa pode ocorrer ou não, ficando a critério da instituição a definição do modelo e/ou proposta a ser adotada.

O segundo conceito está relacionado a aprendizagem cooperativa, que é mais complexa do que a aprendizagem colaborativa, pois pressupõe uma parceria entre os alunos, podemos dizer que é um trabalho em equipe, diferentemente do trabalho em grupo, além do envolvimento do mediador do processo de aprendizagem, cujo objetivo é a troca de informações, experiências e conhecimentos de maneira cooperativa, respeitando as individualidades existentes.

Com base nesses dois conceitos, chego a seguinte reflexão, como colocar em prática a aprendizagem colaborativa e cooperativa? É possível? Em relação a primeira maneira de aprendizagem, colaborativa, é possível sim, pois temos bons exemplos de sua aplicabilidade. Já a aprendizagem cooperativa fica aqui minha indagação, como cooperar por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por exemplo? Sabemos que a cooperação é algo que exige maior envolvimento entre os alunos e mediador, onde as relações e trocas são constantes e de forma espontânea.

No meu ponto de vista é possível sim aplicar ambas as aprendizagens, desde que se tenha uma estrutura e proposta pedagógica adequada, além de um ambiente virtual que possibilite interações de maneira cooperativa e professor-tutor ciente da sua responsabilidade e participação a fim de atingir os objetivos propostos.

Comentários

  1. Olá, Diego,

    Serve este para apresentar um exemplo real de aprendizagem cooperativa que acontece na AMBRA, instituição americana que ensina brasileiros no exterior.

    A aprendizagem acontece em fóruns definidos pelos professores com questionamentos abertos ou casos a serem resolvidos. A dinâmica, resumidamente, é a seguinte:
    1 - O professor prepara o comando do fórum e pensa em objetivos que devem ser atingidos pelos alunos;
    2 - Cada aluno atua em seu tópico respondendo todos os questionamentos ou apresentando um parecer para o caso em tópico separado só seu, mas com acesso de todos da mesma turma;
    3 - O professor orienta cada aluno, individualmente, no seu tópico com comentário indicando os pontos importantes e corretos e solicitando complementações em outros;
    4 - O aluno responde a mensagem do professor e um novo ciclo de trabalho se inicia com nova mensagem docente;
    5 - Outro aluno entra no tópico de um ou mais colegas e atua apresentando um visão agregadora sobre as postagem do colega ajudando o primeiro a chegar mais precisamente ao objetivo e adicionando uma outra visão sobre o texto apresentado;
    6 - O professor orienta o "aluno convidado" a debater com o "dono do tópico" o tema na forma definida pelo segundo e todos atuam para atingir o objetivo do fórum;
    7 - A dinâmica de postagem de aluno e comentário docente acontece até que o aluno chegue ao objetivo pensado pelo professor conseguindo, assim, 100% de aquisição do conhecimento tratado no fórum.

    Tentei descrever de forma resumida e deixei de lado alguns detalhes do processo de ensino-aprendizagem definido na faculdade.

    Atenciosamente,
    Alfredo Américo

    ResponderExcluir
  2. Gostei do testo. Desejo que vocês continuem produzindo mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas