O que o voo dos gansos tem a nos ensinar sobre trabalho em equipe?


Você já teve oportunidade de ver gansos ou outra espécie de pássaros voando em bando em forma de “V”? A natureza é uma biblioteca infinita de sabedoria para nos ensinar. Assim, quando vemos gansos voando em “V”, podemos nos perguntar sobre as razões pelas quais eles escolheram voar dessa forma.


Veja, a seguir, algumas descobertas interessantes feitas pelos cientistas, disponíveis em vários sites na internet.

1 À medida que cada ave bate suas asas, ela cria um “vácuo” que serve de sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar com pelo menos 71% a mais de aproveitamento do que se cada ave voasse isoladamente.

VERDADE 1: Pessoas que compartilham um objetivo comum com sentido de equipe chegam ao seu destino mais depressa e mais facilmente do que se o fizessem sozinhas, porque elas se apoiam na confiança e na solidariedade uma das outras.
2 Sempre que um dos gansos sai de formação, ele repentinamente sente a resistência do ar e o atrito ao tentar voar só. Em seguida, retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente à sua frente.

VERDADE 2: Existe mais força, segurança e coesão em grupo quando pessoas que vão na mesma direção compartilham seu objetivo comum do que quando atuam isoladamente.
3 Quando o ganso líder se cansa, ele se muda para trás da formação, enquanto a ave seguinte assume a liderança, num perfeito revezamento.

VERDADE 3: O revezamento é extremamente vantajoso quando se tem um trabalho árduo, e mesmo os líderes devem se revezar.
4 Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade.

VERDADE 4: Cada integrante da equipe necessita ser reforçado com apoio ativo e encorajamento para que o ritmo do trabalho não seja quebrado, atingindo-se o objetivo comum mais rapidamente, e assim todos saem ganhando.
5 Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudar e proteger. Eles o acompanham até a solução do problema, e então os três reiniciam a jornada ou se juntam à outra formação até que encontrem seu grupo original.

VERDADE 5: É preciso ser solidário não só nas palavras mas principalmente nos atos.

Sendo assim, quando falamos em trabalho em equipe, estamos falando de cooperação, de comprometimento, de estar por inteiro com sua equipe de trabalho. Portanto, o trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e como estratégia para alcançar melhores resultados na organização.

E como está o trabalho em equipe na organização que você faz parte? É possível aprender com a prática dos gansos? Qual sua contribuição para que sua organização realmente trabalhe em equipe?

Aguardo suas reflexões.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas