Colaboração x Cooperação
No mundo da informação e do conhecimento, temos uma grande variedade de conceitos disponíveis nos mais variados lugares. Muitas vezes esses conceitos geram confusões, principalmente quando nos deparamos com termos parecidos. Assim, gostaria de apresentar a diferença entre aprendizagem colaborativa e cooperativa, tão difundidos e também confundidos no contexto da Educação a Distância (EaD).
O primeiro conceito refere-se à aprendizagem colaborativa, que está atrelada as interações realizadas por um grupo no intuito de alcançar um determinado objetivo. Esse conceito está muito presente nos cursos oferecidos na modalidade à distância, onde a troca de informações e interações ocorre de maneira síncrona e assíncrona. É importante reforçar que dependendo da metodologia e estrutura do curso, essa aprendizagem colaborativa pode ocorrer ou não, ficando a critério da instituição a definição do modelo e/ou proposta a ser adotada.
O segundo conceito está relacionado a aprendizagem cooperativa, que é mais complexa do que a aprendizagem colaborativa, pois pressupõe uma parceria entre os alunos, podemos dizer que é um trabalho em equipe, diferentemente do trabalho em grupo, além do envolvimento do mediador do processo de aprendizagem, cujo objetivo é a troca de informações, experiências e conhecimentos de maneira cooperativa, respeitando as individualidades existentes.
Com base nesses dois conceitos, chego a seguinte reflexão, como colocar em prática a aprendizagem colaborativa e cooperativa? É possível? Em relação a primeira maneira de aprendizagem, colaborativa, é possível sim, pois temos bons exemplos de sua aplicabilidade. Já a aprendizagem cooperativa fica aqui minha indagação, como cooperar por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por exemplo? Sabemos que a cooperação é algo que exige maior envolvimento entre os alunos e mediador, onde as relações e trocas são constantes e de forma espontânea.
No meu ponto de vista é possível sim aplicar ambas as aprendizagens, desde que se tenha uma estrutura e proposta pedagógica adequada, além de um ambiente virtual que possibilite interações de maneira cooperativa e professor-tutor ciente da sua responsabilidade e participação a fim de atingir os objetivos propostos.
Olá, Diego,
ResponderExcluirServe este para apresentar um exemplo real de aprendizagem cooperativa que acontece na AMBRA, instituição americana que ensina brasileiros no exterior.
A aprendizagem acontece em fóruns definidos pelos professores com questionamentos abertos ou casos a serem resolvidos. A dinâmica, resumidamente, é a seguinte:
1 - O professor prepara o comando do fórum e pensa em objetivos que devem ser atingidos pelos alunos;
2 - Cada aluno atua em seu tópico respondendo todos os questionamentos ou apresentando um parecer para o caso em tópico separado só seu, mas com acesso de todos da mesma turma;
3 - O professor orienta cada aluno, individualmente, no seu tópico com comentário indicando os pontos importantes e corretos e solicitando complementações em outros;
4 - O aluno responde a mensagem do professor e um novo ciclo de trabalho se inicia com nova mensagem docente;
5 - Outro aluno entra no tópico de um ou mais colegas e atua apresentando um visão agregadora sobre as postagem do colega ajudando o primeiro a chegar mais precisamente ao objetivo e adicionando uma outra visão sobre o texto apresentado;
6 - O professor orienta o "aluno convidado" a debater com o "dono do tópico" o tema na forma definida pelo segundo e todos atuam para atingir o objetivo do fórum;
7 - A dinâmica de postagem de aluno e comentário docente acontece até que o aluno chegue ao objetivo pensado pelo professor conseguindo, assim, 100% de aquisição do conhecimento tratado no fórum.
Tentei descrever de forma resumida e deixei de lado alguns detalhes do processo de ensino-aprendizagem definido na faculdade.
Atenciosamente,
Alfredo Américo
Gostei do testo. Desejo que vocês continuem produzindo mais.
ResponderExcluir