Aplicação da Trilha do Conhecimento no Curso EaD


Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência bastante significativa produzida no desenvolvimento de um curso de Pós-graduação a Distância na instituição de ensino em que trabalho. Este curso possui dois encontros presenciais para fechamento das disciplinas estudadas a distância. É o momento dos alunos interagirem presencialmente e trocar experiências com seus colegas de curso. No último encontro presencial realizamos uma atividade que denominamos “Cerimônia de Encerramento das disciplinas a Distância”, que é um ato simbólico para celebrar este momento tão importante do curso.
Envelopes com o nome dos alunos
colado na parede

Ao longo dos dias do encontro presencial (3 dias), os alunos são instigados a responder a algumas perguntas (5 perguntas), que os fazem refletir sobre todo o processo de aprendizagem ao longo do curso. Cada aluno recebe uma etiqueta, onde registram as respostas, e depositam a mesma num envelope com seus respectivos nomes.

Durante o registro das perguntas, os alunos não sabem o motivo das mesmas serem realizadas, pois o intuito da atividade é deixa-los curiosos e surpresos com o resultado. No último dia do encontro, no momento da cerimônia de encerramento, os alunos recebem um certificado que eles mesmos construíram ao longo do presencial, o qual está registrado (colado) todas as respostas que eles responderam, formando uma Trilha do Conhecimento.
 
Trilha do Conhecimento
Os alunos ao receberem seu certificado construído por eles mesmos e mostrando sua trilha em busca do conhecimento é uma grande alegria e surpresa. Podemos dizer que a atividade é simples, mas que gera um grande impacto para o aluno, sendo possível de adaptação para diversas realidades. Além disso, é uma excelente ferramenta de feedback para a coordenação, pois os registros nos levam a informações valiosas sobre a percepção dos alunos quanto a metodologia (estrutura, recursos, estratégias de ensino, entre outros) do curso. Fica aqui a dica e quem tiver interesse de maiores informações, é só comentar aqui.

Abraços e espero que gostem!

Comentários

Postagens mais visitadas