Conectando o inconectável

Hoje quero compartilhar com vocês uma experiência incrível que tive a oportunidade de participar e ajudar a organizar, como voluntário, em Amsterdam. Estou falando do evento "Angel Island".


Antes de começar, gostaria que vocês imaginassem o seguinte:

"Um grupo seleto de mentes brilhantes (empreendedores, investidores e voluntários) reunidos à beira de um cais, prontos para embarcar em uma viagem até uma ilha "deserta" no meio do "nada" a bordo de barcos à vela, regado de muita comida, bebida e descontração".

Então...esse foi o cenário utilizado para iniciar as atividades e que permitiu a criação de uma atmosfera inovadora e misteriosa durante o desenvolvimento do evento (darei mais detalhes sobre a estrutura do evento).

O evento Angel Island foi idealizado por um grande visionário e apaixonado por startups que já há algum tempo vem se dedicando ao fortalecimento do ecossistema das "tech companies" na Europa. O idealizador queria quebrar as barreiras existentes entre os atores desse ecossistema, conectando o inconectável. Após 7 semanas de trabalho juntamente com um time de voluntários, também apaixonados pela causa, propuseram o evento com o objetivo de conectar empreendedores com os investidores anjos.

Como falei anteriormente o evento foi realizado em uma ilha chamada Fort Island Pampus, que fica há aproximadamente 1:30 de Amsterdam via barco. Na verdade essa ilha é um forte que foi construído entre 1887 e 1897 com o intuito de proteger Amsterdam de possíveis invasões. Hoje o forte é utilizado para realização de eventos e também para visitações.

O evento foi desenhado para ser uma Não Conferência, ou seja, algo totalmente fora do convencional. E assim foi realizado...sem regras, sem apresentações, sem palestrantes. O mais importante é a presença dos empreendedores e dos investidores anjos. Foram então disponibilizadas diversas salas, e em cada sala ficava um voluntário (geralmente alguém envolvido com o mundo das startups) para mediar o "pitch". Foram vários pitchs acontecendo simultaneamente e os empreendedores escolhiam em quais gostariam de participar. A cada rodada de discussões eram realizadas paradas estratégicas para que os participantes pudessem interagir, comer algo e se prepararem para as próximas rodadas. Durante os intervalos foram realizadas diversas atrações culturais.

Após a realização dos pitchs todos os participantes foram convidados para celebrar o dia por meio de uma super festa, com direito a banda de Jazz, DJ e muita comida e bebida. Foram disponibilizados 5 horários de saída dos barcos para os participantes voltarem à Amsterdam, sendo que o último barco deixou a ilha às 23h, ou seja, a festa rolou até tarde!

O evento realmente foi incrível, local, participantes, ótima atmosfera e voluntários que acreditam no ecossistema e dispostos a fazerem sua parte. Minha experiência como voluntário foi sensacional. Quando me candidatei para participar como voluntário não fazia ideia da grandeza do evento e como poderia fazer a diferença, mesmo que minha disponibilidade não fosse integral. Mas ao concluir o trabalho estou convicto que é este o caminho que quero seguir e influenciar pessoas a também embarcarem nesta jornada. Já estou ansioso esperando pela próxima edição, e dessa vez quero dedicar mais tempo a este trabalho, ou melhor dizendo, a esta PAIXÃO.

Sei que no Brasil estamos evoluindo bastante na realização de eventos voltados ao ecossistema das startups, mas gostaria de me colocar à disposição para trocar informações com vocês sobre essa experiência e novos projetos que terei pela frente. Vamos fazer benchmarking!

Espero que tenham gostado do post e não deixem de comentar.

*Update: para quem ficou interessado pelo evento sugiro acessar a página oficial no Facebook com todas as fotos disponíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas