O que nos leva a ser voluntários?

Estou para escrever um post sobre Trabalho Voluntário desde que comecei a me envolver com essas atividades aqui na Europa, mas sempre deixava para depois e nunca saía do meu bloco de notas "para fazer". Mas o momento chegou. Aproveitando que dia 05 de dezembro foi o dia Internacional dos Voluntários, que é um reconhecimento das Nações Unidas a solidariedade de milhares de pessoas que respondem as solicitações de ajuda humanitária, o post de hoje é dedicado a quem faz a diferença como voluntário.
Não é novidade para ninguém que o trabalho voluntário pode fazer muita diferença para as pessoas e ajudar a construir um mundo melhor e mais solidário. Mas precisamos entender o que de fato nos faz envolver em um trabalho voluntário.
Acredito que tudo começa por sincronicidade. Você precisa perceber significado para poder estar presente e contribuir com as suas habilidades para que um objetivo seja alcançado. Lembro que durante minha adolescência investia grande parte do meu tempo em atividades voluntárias, principalmente àquelas relacionadas a minha comunidade. Me sentia super realizado em poder fazer minha parte na comunidade onde nasci e cresci.
Quando entrei na faculdade não foi diferente. Durante minha vida acadêmica participei em diversas atividades estudantis sempre lutando para garantir um ensino de excelência e como contrapartida, obtive muita experiência, podendo desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento, por exemplo. O trabalho voluntário sempre ocorre por uma via de mão dupla, por um lado você doa seu tempo e compartilha seus conhecimentos e por outro você leva para sua vida grandes ensinamentos e experiências.
Até aqui tudo tranquilo. Mas depois que entramos para o mundo corporativo e nosso foco principal é nossa carreira, como fica nossa contribuição com os trabalhos voluntários? Será que continua da mesma maneira como nos tempos de adolescência e faculdade?
No meu caso não. Quando priorizei o desenvolvimento da minha carreira profissional o foco estava integralmente em MIM. O tempo que tinha livre sempre buscava aplicar em atividades que trouxessem algum retorno para minha carreira. Fiz sim alguns trabalhos voluntários, mas sempre relacionados às minhas atividades profissionais, como por exemplo sendo avaliador de prêmios da FNQSEBRAE e ABRH.
Mas qual o problema de fazer trabalhos voluntários que estejam relacionados a nossa carreira? Simplesmente NENHUM. Mas por que não também fazer trabalhos voluntários em áreas distintas daquelas que usualmente estamos envolvidos? Por que não abrir nossos horizontes? Por que não conhecer pessoas de outras áreas?
Se você só faz trabalhos voluntários que estejam relacionados com sua formação e ambiente profissional, sugiro você começar a mudar essa estratégia. Digo isso por experiência própria.
Quando cheguei na Europa, a primeira coisa que pensei foi: quero fazer trabalhos voluntários. Mas por onde começar? Não queria fazer trabalhos voluntários que estivessem diretamente relacionados com minha carreira, mas ao mesmo tempo queria fazer algo que me sentisse MOTIVADO e que pudesse abrir meus horizontes.
Então foi aí que decidi procurar trabalhos voluntários relacionados ao mundo da tecnologia e startups. Sempre gostei de tecnologias e queria muito conhecer esse ambiente que é repleto de diversidade e inovação. Por que não juntar uma paixão que é SERVIR com outra paixão que é fazer RELACIONAMENTOS? Assim começou minha jornada nos eventos de tecnologia, fazendo a diferença e ajudando a desenvolver este incrível ecossistema.
Uma das experiências marcantes foi participar como voluntário do Web Summit 2017 que é considerado um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Quem imaginaria que uma simples ideia surgida em 2010 para conectar a comunidade tecnológica com as indústrias se tornaria hoje a melhor conferência de tecnologia do planeta. Alguns números do evento desse ano:
Participar desses eventos está sendo uma grande experiência, apesar de não ser minha área de formação e expertise. Por outro lado tenho aprendido muito com os experts em tecnologia e os investidores anjos, além de possibilitar o incremento da minha rede de relacionamentos. Sempre após esses trabalhos meu número de conexões aumenta significativamente no Linkedin e isso é muito bom para quem trabalha como freelancer.
Então o que tenho a dizer sobre fazer trabalhos voluntários: é simplesmente INCRÍVEL e ENRIQUECEDOR. Faça parte dessa rede, independente se o trabalho está ou não relacionado à sua carreira. E se não estiver, convido-o a participar desses projetos, pois a experiência será ainda mais interessante.
Apenas envolva-se e faça sua parte!

Comentários

Postagens mais visitadas