É possível prever o futuro?

Hoje vamos falar sobre futuro/previsões. Ficou interessado? Então continue comigo.

Minha primeira resposta para a pergunta do título do post seria: "é impossível prever o futuro", talvez com uma "bola de cristal" poderíamos fazer algumas previsões, mas infelizmente isso ainda não é possível.

Então não tem jeito, precisamos usar as técnicas e ferramentas disponíveis no ambiente corporativo para nos ajudar a ter um novo OLHAR sobre o futuro. Sabemos que o futuro é um espaço aberto a imensas possibilidades e que sofre influência direta dos seres humanos, que são estruturas dinâmicas e estão sempre em constante mudanças.

Mas é possível se antecipar a essas mudanças? Não podemos nos esquecer que vivemos num contexto econômico, tecnológico, social e político repletos de descontinuidades e volatilidade e que interferem diretamente em nossas ações e planejamento.

Nesse sentido, as empresas precisam estar preparadas para lidar com essas constantes mudanças, pois o futuro está mais perto do que imaginamos. E voltando a pergunta anterior, é sim possível antecipar as mudanças. Para isso existem metodologias e ferramentas específicas que nos ajudam nesta difícil tarefa, como por exemplo o uso da Prospectiva ou Foresight.

A prospectiva segundo Michel Godet é “...uma reflexão sistemática que visa orientar a ação presente à luz de futuros possíveis”. Godet é considerado um dos principais autores nesta abordagem prospectiva do futuro. Uma de suas principais obras se chama "A caixa de ferramentas da Prospectiva Estratégica". Vale a pena a leitura!

Voltando a nossa pergunta inicial: é possível prever o futuro? Diria agora com um pouco mais de embasamento que é sim possível CRIÁ-LO, por meio do desenvolvimento de uma visão prospectiva e antecipação às mudanças. Devemos atuar no presente com decisões assertivas que determinam o futuro das organizações.

Estudar o futuro deve ser uma ação contínua das organizações para comportar as rupturas e descontinuidades do mundo contemporâneo. Portanto, precisamos mudar nosso foco da PROJEÇÃO (a partir de dados do passado) para a PROSPECÇÃO.
Sucesso a todos nesta caminhada de descobertas sobre o futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas