Vantagens da implementação de um Guia do Aluno em Cursos de Pós-Graduação a Distância


A partir da implementação do guia do aluno na prática pedagógica dos cursos de pós-graduação a distância da instituição de ensino pesquisada, observou-se uma melhora significativa na padronização das ações relativas ao processo pedagógico e na própria estrutura das pós, havendo uma unificação das informações bem como na tratativa de atendimento aos alunos.

O guia faz parte do material didático que o aluno recebe antes de iniciar o curso, contemplando todas as informações referentes ao curso, o sistema de acompanhamento, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o sistema de avaliação do curso, bem como informações acadêmicas. Com essas informações em mãos, o aluno passou a ter mais autonomia durante o processo de aprendizagem, o que vai ao encontro da proposta pedagógica que fundamenta a pós-graduação, por meio de uma aprendizagem significativa.

Os benefícios alcançados pela implementação do guia do aluno atingem toda a equipe que acompanha o processo pedagógico do curso. Para o aluno, o guia resulta em mais independência durante seus estudos, agilidade em obter respostas a dúvidas relacionadas ao sistema de avaliação, cronograma do curso, utilização das ferramentas do AVA, entre outras. Já para a equipe de acompanhamento ao aluno (monitoria e coordenação pedagógica), as dúvidas relativas ao sistema de avaliação praticamente desapareceram, pois o guia especifica todo o processo avaliativo que o aluno será submetido. Além disso, a padronização das informações entre as pós oferecidas facilita o atendimento aos alunos, pois qualquer monitor ou coordenador poderão sanar dúvidas relativas aos cursos. 

Vale destacar ainda, que a entrega do guia do aluno está pautado num processo de sensibilização, concomitante a metodologia do curso, sendo apresentado na aula inaugural, para que todas as dúvidas possíveis sejam sanadas. Assim, alia-se a entrega do material impresso com uma etapa de sensibilização/apresentação, para que o objetivo do guia seja alcançado, trazendo resultados notórios para a instituição pesquisada.

Comentários

Postagens mais visitadas