Novas tecnologias na EaD

A cada dia, surgem novas ferramentas na internet que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem nos cursos a distância e também presencial. Veja a seguir alguns comentários sobre a utilização do twitter neste contexto:

Qual o valor educacional do Twitter?

O ecossistema de tecnologias e recursos em que a maioria dos cursos EAD está envolvido sofre transformações e ajustes constantemente. Sendo que algumas novas tecnologias que parecem revolucionar a maneira com que as pessoas se relacionam na web, sempre resultam em desafios para professores e designers instrucionais na adaptação de aulas e metodologias, para adaptar os cursos aos novos sistemas. Um dos mais recentes ambientes em que os alunos estão inseridos, muito devido a uma exposição excessiva da mídia é o Twitter. O sistema de microblogs está fazendo muito sucesso hoje, sendo mais um canal de comunicação e relacionamentos entre pessoas.

Conteúdo completo disponível em: http://www.colaborativo.org/blog/2009/09/15/qual-o-valor-educacional-do-twitter/

Moodle se inspirando no Twitter para novo formato de cursos EAD

O formado com que os conteúdos são apresentados no Twitter inspirou um usuário do Moodle a desenvolver um novo formato de cursos chamado Timeline. Para quem não conhece o Moodle, essa é uma das ferramentas LMS mais usadas no mundo, pela sua natureza aberta e também pelas vantagens pedagógicas no uso do construtivismo social. A parte acadêmica e de gerenciamento dos alunos, pois os relatórios podem ser personalizados da maneira como a instituição de ensino achar melhor.

Conteúdo completo disponível em: http://www.colaborativo.org/blog/2009/10/02/moodle-se-inspirando-no-twitter-para-novo-formato-de-cursos-ead/

Boa leitura e não deixem de comentar!

Comentários

  1. Parabéns, de todos os blogs e isso inclui o que produzi, foi o que mais se aproximou do que acredito que seja um blog organizado e com conteúdos extremamente relevantes para a discussão dos conteúdos desse módulo do curso.
    Achei muito interessante a questão do Moodle, pois minha esposa faz alguns cursos online (PDE -GTR) pelo estado e são feitos neste perfil, eles são simples e de facil utilização e muito interessante, pois podem até ter blogs dentro do programa e enviar mensagens instantaneas com seus tutores e colegas de curso.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronne!
    Que bom que você gostou do Blog, realmente o tema está diretamente relacionado com nosso curso e consequentemente nossa formação. Além disso, espero que esse blog possa servir de referência para outros interessados na temática para compartilhar e cooperar informações sobre a EaD.
    Volte sempre e fique a vontade para compartilhar o endereço do blog.
    Um abraço.
    Diego.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas